Menos Empoderamento, Mais Vida Real.
Café com Paçoca
Parcerias desiguais e a malandragem no trabalho feminino
0:00
-31:56

Parcerias desiguais e a malandragem no trabalho feminino

Como identificar aquilo que é genuíno para seu negócio e seus parceiros, e o que é mais um convite velado para você trabalhar de graça?

Se você é mulher e tem um trabalho criativo (escrita, moda, design), já deve ter recebido convites para parcerias em que você entra com o trabalho e a outra parte com divulgação nas redes sociais.

Traduzindo: você faz um projeto de comunicação, um texto, uma arte ou presta um serviço de consultoria em troca de ser marcada no perfil do seu cliente, que supostamente teria um público que se interessa pelo que você faz.

Isso pode ser interessante? Às vezes muito, em outras nem tanto. Especialmente quando estamos começando, é comum achar que trabalhar de graça é o caminho até seu negócio se estabilizar.

Parcerias no trabalho e na vida só são positivas quando todos os envolvidos têm entregas e recebíveis justos, na mesma proporção. Mas como saber se este é o caso?

Eu escrevi por anos para revistas e blogs locais quando morava em Alphaville, de graça, e nunca atendi nenhum cliente que veio por um artigo ou uma entrevista. Porém, sempre que fechava um contrato na minha região, a cliente já havia consumido meus conteúdos e gostava da minha escrita, mas não foi isso que fez com que ela decidisse pela contratação. Este foi mais um fator de validação daquilo que ela já buscava em mim e no meu trabalho.

Escolher estrategicamente onde você vai empregar seu tempo é importante para que você entenda que tipo de retorno que você deseja: reforço de autoridade? Clientes pagantes? Novos contatos? Visibilidade?

Nem tudo é retorno financeiro, mas algum retorno precisa existir - senão, além de injusto, é frustrante e você pode tomar o todo pela parte e achar que há algo de errado n o seu trabalho - quando, na verdade, é só uma parceria que não funcionou.

Na excelente newsletter que inspirou o tema dessa conversa, Wanessa Monteiro escancara o assunto e nos faz refletir (com raiva das vezes que topamos trabalhar por likes) sobre o verdadeiro valor daquilo que fazemos e o que de fato vai se transformar em retorno financeiro advindo de nosso ofício.

Hoje, na segunda edição do Café com Paçoca, eu e a

falamos de algumas experiências positivas e negativas que vivemos em nossas trajetórias, e expomos também a necessidade de uma mudança de postura da nossa parte - e provavelmente da sua: é preciso aprender a dizer não para quem tenta nos seduzir com promessas de ganhos que nunca vêm em troca do trabalho que entregamos com esmero.

Você está começando mas se preparou para isso: estudou, investiu tempo e dinheiro em seu negócio, abriu mão de outros trabalhos em prol deste. Valorize-se como qualquer outro profissional que está mais adiantado: o que importa para fazer boas parcerias funcionarem tem muito mais a ver com ética profissional do que tempo de estrada.

Entre nessa conversa conosco e deixe nos comentários sua experiência com situações assim. Disclaimer: minha voz está distante pois esqueci de colocar o microfone mais perto da boca mas é isso, né? A gente publica assim mesmo pois a mensagem está clara e o papo está ótimo.

E já que você vai mesmo nos ouvir tomando um café e comendo uma paçoquinha, que tal olhar esse ranking das melhores aqui eleitas pela Ceia Clandestina? Gi me mandou ontem e qual não foi minha surpresa quando vi que a que compro pra nós toda semana é a campeã-maioral-absoluta e eu nem sabia!! Isso prova que, pelo menos, de paçoca a gente entende. Confira abaixo e veja qual é!

Esperamos que vocês gostem e que o post de hoje seja um norte importante para o negócio de vocês.

Beijo,

Fe


Muito obrigada por acompanhar meus conteúdos e assinar esta newsletter!

Se o que eu escrevo faz sentido para você, talvez faça para alguém que você conhece, não? Que tal compartilhar com sua turma?

Vamos espalhar a palavra da vida mais real, leve e com significado!✨

Agora, se você quer saber mais sobre meu trabalho, tenho alguns caminhos para te oferecer: você pode assinar a Motiva News (lá eu falo de empreendedorismo feminino, posicionamento digital e liberdade financeira), visitar meu site ou se conectar comigo pelas minhas redes sociais (Instagram e LinkedIn). Tem para todos os gostos!

E como nossa criatividade não tem limites, nosso podcast Café com Paçoca já está no ar. Ele é quinzenal, feito em parceria com a luminosa Giovana Belfiore, e nele falamos da vida e de trabalho neste mundo do empreendedorismo feminino.

Qualquer coisa é só chamar.

Até a próxima edição!

Beijo,

Fe

Discussão sobre este episódio

Avatar de User